quinta-feira, outubro 18

"Tive que colocá-lo no seu lugar! Afinal de contas como iria aprender a lição? Se pensa que vou ser amável está muito enganado! Sou boa pessoa, mas não sou parvo para que me digam o que quiserem


Não é isso que geralmente pensamos ou dizemos quando estamos magoados com alguém? A nossa reacção é sempre imediata, esquecer simplesmente fora de cogitação, queremos corrigir a situação e, sem nos preocuparmos se pareceremos orgulhosos ou não, muitas vezes ignoramos a pessoa ou então tentamos fazer com que ela veja como estamos realmente aborrecidos por sua causa.
A esmagadora tendência e não admitirmos de como estamos a dar vazão ao orgulho. Trata-se de algo que apenas vemos apenas nas outras pessoas, mas nunca em nós.
Contudo, se analisarmos as causas dos nossos problemas de relacionamento, verificaremos que estas são bem parecidas com a definição de orgulho.
Geralmente, agimos com orgulho em relação aos problemas de relacionamento quer com amigos ou familiares.

Por ex , todas as vezes que tentamos provar algo a nosso respeito,estamos na verdade a tentar mostrar o quanto somos importantes. Se uma vendedora não nos dá atenção, reclamamos, porque somos clientes e por isso, muito importantes para sermos ignorados, se um amigo diz algo que não gostamos, passamos a evitá-lo por algum tempo para que ele possar entender como ficamos.
O orgulho é pernicioso. Por isso....

Quando olhamos nos olhos de um amigo que nos entristeceu ou magoou continuamos a tratá-lo com amizade, na verdade estamos a ensinar-lhe mais do que optássemos pela atitude de o evitar (orgulho). Embora possamos ficar aborrecidos preferimos ignonar o mal-entendido. Afinal de contas não temos de provar nada a ninguém ….. isto é auto-estima é ser superior ao orgulho.

Sem comentários: