quarta-feira, fevereiro 13

CURIOSIDADES DO DOCE E TERNO 14 DE FEVEREIRO


O mês mais romântico do calendário surgiu, curiosamente, com um Imperador bélico e nada romântico.
O Dia dos Namorados tem a sua origem no século III, na cidade de Terni em Itália. O imperio Romano era governado, na época, por Cláudio II, o qual estava envolvido em diversas campanhas militares sangrentas e tinha dificuldade em recrutar novos soldados para as legiões romanas. Por considerar que a razão residia no facto dos homens não quererem abandonar as suas namoradas, esposas e amantes, o imperador proibiu todos os noivados e casamentos em Roma.
Contrariando essa ordem, Valentim , bispo de Terni, continuo a casar os jovens apaixonados. Quando o Imperador tomou conhecimento da celebração dessas cerimónias , ordenou a decapitação do bispo Valentim, facto que ocorreu a 14 de Fevereiro do ano 270 d.c.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olha, olha... Coincidência ou não cá estou eu, no dia 14 de Fevereiro, a ler o teu post alusivo ao dia de S. Valentim. Parece que tenho um dedo que adivinha! :)

Ainda continuo à espera da resposta à pergunta que deixei no post do dia 10 de Setembro de 2006!

Será que a tua agenda é tão preenchida ou, pelo contrário, és um despistado por natureza?!

Feliz Dia dos Namorados e ama a Vida...


Cris

HMiguel disse...

Dia 10 de setembro de 2006 !? Já lá vai tanto tempo que se queres que te diga não reparei nesse comentário, pois pensei que já ninguem passaria pelo post.... não vou conseguir responder-te porque tenho dúvidas da localização da foto. Mas vou aqui aos meus ficheiros tentar descobrir :)
Já agora sou um misto de "agenda preenchida e despistado"

Obrigado pela visita :)