sábado, maio 19

Curiosidades

O Telescópio Espacial Hubble foi lançado no dia 25 de Abril de 1990.
A NASA prevê a sua substituição pelo James Webb Space Telescop, com ano de lançamento em 2013.Aqui ficam algumas imagens.


Esta é a galáxia NGC 5886 classificada como galáxia S0 (S-Zero) dada a sua forma de disco. A linha a negro que atravessa a meio agaláxia é poeira espacial. Esta forma peculiar é devido a uma possível aproximação com outra galáxia que causou este distúrbio gravitacional.


Nunca visto até hoje, a lua gelada de Urano denominada de Ariel. Podem ver também a sua sombra projectada no planeta. Se estivessemos em Urano veriamos este acontecimento como um eclipse solar.



Aqui fica uma estrela nos seus últimos momentos. Sim, também as estrelas têm um fim. Após uma contracção, a estrela explode enviando os seus níveis gasosos para o espaço. Será assim que o nosso Sol ficará daqui a 5 Biliões de anos. Não fiquem preocupados ... entretanto encontraremos uma solução, digo eu.


Tal como a Terra, Júpiter também tem as suas estações de luz. A área quadrada são imagens ultravioletas das emissões da aurea de Júpiter que é 100 vezes mais brilhante que a da aurora boreal terrestre.






Agora é altura de regressar à Terra.




3 comentários:

Anónimo disse...

Altura de regressar à Terra ???

Mas ainda nem à lua fui, leva-me lá à lua pq já tou a ver q percebes de telescópios :PP

HMiguel disse...

Eu não faço ideia quem tu és... mas não posso levar-te à lua porque eu já ando na lua ultimamente :PPP e não me apetece voltar da lua.

Anónimo disse...

óh homem da pegada gira,deixaste de escrever no blog?