quinta-feira, abril 19

Prioridades.........

Existe uma metáfora muito interessante acerca das ditas prioridades que é mais ou menos assim:
Um especialista em gestão do tempo quis supreender a assistência numa conferência. Colocou um frasco grande, de boca larga, em cima da mesa, pegou depois em pedras do tamanho de um punho e perguntou: "
Quantas pedras pensam que cabem neste frasco?" De seguida, começou a meter pedras até o encher. E voltou a perguntar:
"Acham que está cheio?" Todos olharam para o frasco e disseram que sim.
Entao ele pegou num saco de gravilha, introduziu-a no frasco e agitou-o. As pedrinhas penetram pelos espaços deixados pelas pedras grandes. Voltou a perguntar se estava cheio.
Instalada a dúvida na plateia, ele pousou na mesa um saco com areia, que começou a despejar para o frasco.
A areia inflitra-se nos pequenos buracos deixados pelas pedras e pela gravilha, pegou ainda numa jarra de água e começou a deitá-la para dentro do frasco, que a absorvia sem transbordar.

"Bom, o que acabamos de demonstrar?" perguntou.
Uma pessoa arriscou e respondeu:" Que não importa o quão cheia está a nossa agenda; se quisermos, sempre conseguimos fazer com que caibam mais compromissos."
"Não!" explicou o especialista
" O que esta lição nos ensina é que se não colocarem as pedras grandes primeiro nunca poderão colocá-las depois...E quais são as grandes pedras nas nossas vidas? A familia, a pessoa de quem gostamos, os amigos, os nossos sonhos e desejos, a nossa saúde......por isso lembrem-se de colocar tudo isto primeiro, porque o resto encontrará o seu lugar!"


Tudo isto pra dizer que trabalhar demasiadas horas sem gerir o nosso tempo, acaba por destruir o equilíbrio entre o trabalho e a vida privada.

3 comentários:

Anónimo disse...

Prioridade prioridade é dizeres-me onde fica essa tal estrada para te pedir boleia :)

ps: andas a gerir mal é a gasolina
ps2: tens tlm?

Anónimo disse...

Pois está bem. É muito bonito... Mas acho que falta qualquer coisa. Falta a analogia para o jarro. O jarro é o dinheiro, porque sem dinheiro as pedras grandes, as pequenas, a areia, a agua e o que mais se quiser meter, rolam encosta abaixo para não mais er vistos!

JC

HMiguel disse...

O dinheiro não é tudo,mas infelizmente sem ele o nosso equilibrio tende a desaparecer,mesmo assim acho que é uma boa maneira de vermos como podemos gerir prioridades.